Aeróbico antes ou depois da malhação?

Faz uma semana que mudei minha rotina; antes eu ia para a academia depois do trabalho, mas sempre aparecia algum compromisso ou estava calor demais, ou cansada demais…. Decidi então me exercitar de manhã, antes de ir para o trabalho. Com essa mudança, meu tempo hábil reduziu me fazendo assim repensar o meu treino. Foi então que surgiu a dúvida: devo fazer o aeróbico antes ou depois da musculação?

Primeiro vamos entender como funciona o aeróbico e como funciona a musculação.

Aeróbico

Os exercícios aeróbicos são aqueles que trabalham vários grupos musculares de uma só vez: correr, nadar, pedalar… entre outros. Eles se caracterizam por serem contínuos, prolongado e realizados com movimentos muito rápidos; na academia os mais comuns são: esteira, bicicleta e elíptico.

Estes são os exercícios que trazem mais benefícios a nossa saúde diminuindo as chances de doenças cardiovasculares e melhorando a qualidade de vida, pois queimam as reservas de gordura do corpo. Outros benefícios envolvem: fortalecimento do sistema respiratório, fortalecimento do sistema cardíaco, diminuição da pressão arterial e tonificação da musculatura.

Bicicleta | Elíptico
Esteira
Esteira

Musculação

Já a musculação é o treinamento para desenvolver determinado músculo. A força e a resistência gerada pelos equipamentos (pesos, barras, elásticos e/ou molas),  fazem o músculo responder com uma força oposta e se contrair, aumentando o volume muscular.

Workout

Por qual começar então?

Eis minha dúvida! A gente chega na academia e o instrutor vai logo falando para fazer uma caminhada na esteira para aquecer os músculos. Mas na verdade, tudo vai depender do seu objetivo: emagrecer ou definir?

Para minha surpresa, meu instrutor de treino disse que eu só precisava definir, e não emagrecer. O problema é que sou uma “falsa magra” pois pareço magra porque não tenho muita barriga, mas meu IMC (índice de massa corporal) já estava acima do ideal para a minha altura. Tenho 1,69 e para minha altura meu peso ideal seria entre 53,00 e 71,00 kg e eu estava com 72kg já. Sem saber desse detalhe ele montou meu treino focando na definição. Mas o meu objetivo é emagrecer sim, pelo menos alguns kg para estar dentro do IMC considerado saudável.

Se o seu objetivo também é emagrecer, faça a musculação primeiro e o aeróbico depois.  Por que? Porque os exercícios aeróbicos aumentam os níveis de um hormônio chamado Cortisol que quando em excesso, deixa nosso metabolismo mais lento o que causa menos quebra de gordura, e as vezes causa o acúmulo dela. Além disso, correr, pedalar, ou nadar vai gastar suas reservas de energia, o que vai comprometer a musculação depois.

E você? Já sabia disso? Ou também tinha essa dúvida? Deixe nos cometários! Vou adorar saber! ;*

Fontes: 1|2|3

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Não desista de ser saudável #Dica2 – Não se exercite apenas para perder peso

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Sempre falo da importância de pensar a longo prazo. Não sou imediatista, quero viver meus 70, 80, 90 até 100 anos com corpo e mente sãos. Por isso criei o blog, para levar essa ideia adiante. Vejo as garotas bem mais novas fazendo dietas absurdas pensando no corpo perfeito. Tutoriais de maquiagem mega pesada para arrasar na balada… no outro lado da balança, pessoas mais velhas, que não se cuidaram quando jovens. Obesidade, diabetes, pressão alta, vários tipos de câncer (de pele, de mama, de próstata)… O pior é que não é um problema só da pessoa. Idas ao médico, remédios, desgaste emocional; tudo isso afeta familiares e amigos, trazendo as vezes muita dor a eles.

Então se está ao seu alcance mudar (melhorar) seu futuro, pensando não só em você, mas nos seus amigos, nos seus filhos, na sua família, por que não fazer AGORA?

No site da Globo tem uma matéria sobre 10 benefícios da atividade física:

1) Funciona mais que dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;

2) Melhora a postura, pois, através de exercícios localizados, os músculos das costas e do abdome reeducam o corpo, prevenindo contra dores musculares;

3) Regula o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;

4) Inibe os resfriados, pois a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico;

5) Diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio – hormônio intimamente ligado ao câncer de mama;

6) Combate a osteoporose, pois fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo;

7) Reduz o colesterol ruim, pois cataboliza gorduras que circulam pelo organismo;

8) Previne o diabetes, pois contribui para regular a produção de insulina;

9) Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;

10) Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a auto-estima e o condicionamento físico.

Se você não gosta de musculação ou academia, não se preocupe existem várias opções para manter o corpo em movimento!

Corrida

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Dança

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Esportes

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Ciclismo

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Natação

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Yoga

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Luta

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Espero de verdade que tenham gostado das dicas! Comente se você gosta desse tipo de postagem para eu publicar mais!

Top5 – Chá de Hibisco

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O chá de hibisco é feito com as flores Hibiscus sabdariffa que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.  a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.

Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial.

Além disso o chá de hibisco conta com boas quantidades de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, ainda por cima, tem essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro.

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Hibisco seco

Como faz?

A maneira correta de como preparar chá de hibisco é através da infusão a partir dos cálices do botão seco e de cor vibrante da flor. O ideal é consumi-lo in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.

O que precisa?

  • 2 colheres cheias (sopa) de hibisco seco;
  • 1 litro de água.

Preparo:

Após aquecer a água até o ponto de fervura, acrescente o hibisco. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar de 5 a 10 minutos, coando em seguida.cha-de-hibisco-beneficios-e-propriedades

Espero que tenham gostado!

Se você já teve alguma experiência com chá de hibisco, não deixe de comentar! ;*

Não desista de ser saudável #Dica2 – Investir vale a pena!

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Se tem uma coisa que praticamente todas as mulheres amam é comprar coisas novas não é verdade? Um batom novo, um sapato, uma bolsa, aquele vestido maravilhoso… e não basta só comprar, tem que usar na primeira oportunidade, ainda mais quem é MEGA ansiosa como eu!

Então bora juntar o útil ao agradável! Comprar roupas de academia, ou acessórios de nutrição te dão aquela motivação a mais para malhar ou persistir na dieta, até porque depois que comprar você não vai deixar guardado num canto empoeirado já que você investiu naquilo. Então que tal fazer uma lista de coisas para comprar (aos poucos hein! Não vá estourar o limite do cartão kkk) ?

Atividades FísicasRoupas Workout

  1. Top
  2. Regata
  3. Legging
  4. Tênis

No Pinterest tem vários looks para você ir correr o malhar sem perder o estilo:

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Acessórios para nutrição

Acessórios nutrição

  1. Lancheira Térmica
  2. Shaker
  3. Marmita Retrátil com divisões
  4. Garrafa

E aí? Qual seu look preferido para treinar? Shortinho, bermuda ou legging comprida? Deixe nos comentários! Vou amar saber! Beijos!

Top5 – Chá Branco

cha-brancoO chá branco é feito da mesma planta que o chá verde, no entanto o primeiro é feito com os brotos e as folhas mais novas que são colhidos antes das flores se abrirem, enquanto o segundo é feito com as folhas mais maduras.

No caso do chá branco, a concentração de agentes antioxidantes é maior e e ele contém menos cafeína que o verde. Os nutrientes presentes ajudam a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, tem ação anti-inflamatória e protege o fígado. Possui também ação termogênica, que estimula o gasto energético do corpo, auxiliando no emagrecimento.

Assim como o chá verde, a forma mais comum de consumi-lo é adicioná-lo em sucos naturais ou smoothies. Como o frio reina por aqui, sou adepta do chá quentinho mesmo. E se você (assim como eu) acha o sabor meio amarguinho, a Leão tem uma versão com sabor de pêssego, que é uma delícia(meu preferido)!

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Gostou da dica? Tem alguma sugestão de chá para eu postar aqui? Deixe nos comentários! Beijos!!

Não desista de ser saudável #Dica1 – Motive-se

Motive-se

Faça anotações motivadoras e espalhe nos pontos principais da casa. Frases de incentivo para você não deixar o desânimo vencer na hora de ir malhar ou persistir naquela dieta sem doces (#fechaaboca) podem ser colocadas no espelho do banheiro, na porta da geladeira, ou mesmo na sua mesa de trabalho.

O importante é ter em mente que malhar, ou mudar os hábitos alimentares não é apenas para emagrecer ou ficar com aquele corpo perfeito… procure olhar a longo prazo, uma vida mais saudável significa menos idas ao médico, mais folego para brincar com amigos, filhos ou netos…. menos gastos com cosméticos… e muito mais! Nosso corpo precisa de cuidados tanto quanto nossos carros ou nossos aparelhos eletrônicos de última geração; quanto mais cuidarmos agora, maior será sua durabilidade!

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“Não desista do que você que MAIS pelo que você quer AGORA”
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“Parede motivacional”

 Lembretes Motivacionais

Abacate – Nham Nham

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O Abacate é um fruto bem versátil que combina com doce ou salgado, ou pode ser usado na hidratação do rosto ou do cabelo. Hoje vou trazer para vocês três opções com sugestões de receitas.

Alimentação

Segundo o Blog da Mimis, apesar de ser calórico, vale a pena consumir esse excelente alimento (com moderação para não sair da dieta). Suas calorias são em razão do alto teor de gorduras monoinsaturadas que nos fazem muito bem; elas ajudam a reduzir o colesterol e o triglicérides o que previne e auxilia a tratar de doenças do coração. Em relação ao processo de emagrecimento, ele também ajuda pois suas fibras promovem a sensação de saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.

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 Receita de Guacamole da Mimis Aqui

Cabelos

Quando falamos em cuidados com o cabelo, o abacate entra com seus nutrientes: vitaminas, proteínas e aminoácidos que impulsionam o crescimento dos fios. Além disso, estudos sugerem que ele possui uma proteção solar natural, protegendo assim nossas madeixas dos raios UVA e UVB.

Máscara AbacateMáscara capilar de abacate:

Misture ½ abacate maduro amassado + 1 gema de ovo + 2 colheres de sopa de mel. Passe a mistura nos cabelos, massageie, envolva em uma touca de papel alumínio e deixe agir por 30 minutos. Enxágue em seguida.

Rosto

Graças ao seu elevado conteúdo em ácido fólico e múltiplas vitaminas como a vitamina C, B6, A e E, esse fruto converteu-se num grande aliado para deixar o rosto livre de impurezas e conferir uma hidratação e luminosidade extra.

abacate-e-melMáscara de abacate e mel:

Para elaborar a máscara, deve misturar em um recipiente a polpa de 1 abacate com duas colheres de sopa de mel. Misture bem ambos os ingredientes e quando tiver uma pasta consistente, aplique-a sobre todo o rosto e deixe atuar durante 20 minutos. Com este tratamento caseiro, verá como a sua pele fica revitalizada e com uma excelente hidratação.

Gostou das dicas? Não deixe de comentar! Beijos ;*

Top5 – Chá verde

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Bem famosinho já entre aqueles que procuram perder peso, o chá verde com seu sabor forte, acelera o metabolismo favorecendo assim a quebra das moléculas de gordura. Seu consumo faz com que o metabolismo funcione mais rapidamente, o que queima mais energia do nosso corpo, evitando que ela se torne gordura e se acumule.

Por ser também um poderoso antioxidante, esse chá atua na prevenção de câncer, diabetes, e doenças cardiovasculares. Entre outros, ele ainda combate o colesterol,  melhora o humor e melhora a digestão.

Consumo

Para incluir essa bebida na sua alimentação, existem diversas opções: você pode tomar o chá puro, quente ou frio. Pode ainda acrescenta-lo em sucos (a modinha do detox!).

Como seu sabor é muito forte, eu costumo tomá-lo com outro sabor junto como o Leão Fuza Chá Verde Abacaxi e hortelã:

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Amanhã tem mais uma sugestão de chá para se aquecer nesse inverno! Beijos!

Top5 – Chá de Camomila

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Minha opção preferida para tomar no trabalho, o chá de camomila tem propriedades calmantes que relaxam e aliviam o estresse. Podendo atuar como leve sedativo, a camomila pode aliviar as indisposições causadas pela gripe, ou até mesmo as cólicas menstruais. E o melhor de tudo: ajuda no processo de emagrecimento porque sua ação calmante reduz a ansiedade e portanto diminui a compulsão, aquela vontade de comer besteirinhas ao londo do dia, sabe?

IMG_20150908_113949Eu costumo preparar de manhãzinha e levar em uma caneca ou garrafa térmica para ir tomando ao longo do dia.

Abaixo eu separei algumas sugestões para você manter sua bebida quentinha também:

Canecas

Compre aqui: 1|2|3|4

Gostou da dica? Comente e compartilhe 😉

Top5 – Chá de canela

Aqui em São Paulo está uma chuva sem fim…. combinada com friozinho típico dessa época do ano, a gente acaba bebendo menos água não é verdade?

Eu compenso isso com muito chá. Amo chá porque é uma bebida quentinha que trás vários benefícios pro nosso corpo de acordo com o sabor que você escolher.

Essa semana vou trazer meus 5 chás preferidos para me manter aquecida no inverno e ainda cuidar da pele e do corpo.

1- Chá de canela

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A canela é um excelente condimento ideal para dar aquele gostinho especial em doces e bolos, eu particularmente sou apaixonada por bolinhos salpicados com canela e açúcar…. #foconadieta

Na forma de chá, a canela vem como um poderoso termogênico com muitos benefícios para nossa saúde.

  • Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
  • Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
  • Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;
  • Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes.
  • Diminui o apetite pois é rica em fibras;
  • Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
  • Ajuda a diminuir as calorias ingeridas pois a canela pode substituir o açúcar no leite, café, chá e vitaminas por exemplo.

E quando aliada ao nosso já falado, mel, ela ainda combate infeções das vias respiratórias.

Como consumir

Coloque algumas cascas de canela na água já fervente. Deixe ferver por mais alguns minutos até a água ficar com a coloração da canela. Adoce com moderação e pronto, só apreciar.

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Existem outras opções para não enjoar. Você pode caramelizar o açúcar com a canela em casca e adicionar a água depois, deixando ferver até o caramelo dissolver. Ainda nessa versão caramelizada, pode se trocar a água por leite, fica uma delícia e ajuda a dormir melhor.

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Fontes: TuaSaude

E você? Gosta de chá? Qual seu preferido? Conta para mim nos comentários! tumblr_lofmensPiD1qjc8gao1_500